Apresentação do Primeiro Relatório Quadrimestral

05 de maio de 2016 19:26

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social de Jequié (OSJ), é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. É formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Tem como objetivo fomentar e apoiar a consolidação da Rede Obsertário Social do Brasil  (OSB) de Controle Social, a qual representa, à partir da padronização dos procedimentos de fiscalização e controle dos gastos públicos, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção das micro e pequenas empresas no rol de fornecedores das prefeituras municipais.

Os Observatórios Sociais são organizados em rede, coordenada pelo OSB, que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos Observatórios Sociais de cada município, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 18 Estados brasileiros.

O trabalho é constante e começa com o monitoramento de editais de licitação de forma sistemática, antecipando fraudes e garantindo uma enorme economia para os cofres públicos. A economia nos orçamentos é variável e, em média, gira em torno de 10% a 15% dos gastos municipais.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de se indignar em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

É um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, que reúne entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública municipal.

Estima-se que nos últimos três anos, a rede OSB, com a contribuição desses voluntários, proporciounou uma economia de mais de R$ 1 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.

Contudo, o mais importante não são os números, mas sim a nova cultura que está se formando: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

 

No dia 23 de maio de 2016, às 19h00, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ), o OSJ apresentará os primeiros resultados do início da sua atuação e convida os cidadãos jequieenses para se fazerem presentes.

 

INDIGNAR-SE É IMPORTANTE

ATITUDE É FUNDAMENTAL!

ObservatórioSocial de Jequié

O Observatório Social de Jequié (OSJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, apartidário, que visa transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos e a promoção da educação fiscal no município.


CEP:
Telefone:
E-mail: